top of page

CACHAÇA SANTO GRAU - MG/RJ/SP

Mais

História

 

A Cachaça Santo Grau foi criada a partir de uma rigorosa seleção dos mais tradicionais e menores engenhos históricos do país. Valorizando cada origem e sua história, a marca aposta na tradição passada de geração em geração através dos mestres alambiqueiros e suas famílias. As Cachaças Santo Grau têm processos de produção artesanais, que seguem a tradição de cada região produtora. Começando pelo plantio, colheita e moagem cuidadosa da cana, passando por métodos de fermentação tradicionais, usando fermento natural. Na destilação, feita em alambiques de cobre aquecidos por fogo controlado manualmente, aproveita-se em média 15% do volume inicial do fermentado de caldo de cana, o suprassumo do Coração da Cachaça.

Terroir
A denominação “terroir” é de origem francesa e indica que o produto é derivado e próprio de uma determinada região. É uma garantia de que a bebida é produzida com todas as características e particularidades de sua terra. São levados em conta a geologia, a topologia, o clima e, principalmente, as pessoas envolvidas na produção.

A Santo Grau acredita que o terroir vai além dessa descrição. O segredo de uma boa cachaça está na tradição transmitida de geração em geração na arte do mestre alambiqueiro e suas famílias. Justamente por isso, todos os engenhos carregam esses valores.

Produção

Coronel Xavier Chaves – Minas Gerais
O mais antigo em funcionamento do Brasil, o engenho de Coronel Xavier Chaves teve suas primeiras produções oficiais em 1755 e, desde então, garante cachaça ano a ano sem nunca ter deixado de funcionar. Adquirida pela família da histórica figura de Tiradentes, a fazenda foi passada de geração em geração. Chegando hoje, a 8ª geração da família envolvida na administração do engenho, sob a batuta de Nando Chaves.

 

O engenho de Coronel Xavier Chaves é responsável pela produção de duas cachaças Santo Grau. A Clássica Santo Grau Coronel Xavier Chaves e a edição especial Cachaça Santo Grau Séc XVIII.

Paraty – Rio De Janeiro
O engenho de Paraty, localizado a beira da Serra do Mar, administrado pela família Mello, está atualmente sob o comando de Eduardo Mello, herdeiro de cinco gerações de mestres alambiqueiros, que produzem cachaça em Paraty desde 1803.

O engenho de Paraty é responsável pela produção de cinco cachaças Santo Grau. A Clássica Santo Grau Paraty, a envelhecida Santo Grau Reserva Paraty, e as personalizadas especiais para a rede de bares Pirajá.

Itirapuã – São Paulo
No interior de São Paulo, o engenho de Itirapuã mantém a tradição e artesanalidade sendo movido por uma roda d’água desde 1860. Sob os cuidados rigorosos da família Figueiredo Cristófani, a frente do engenho há quatro gerações.

O engenho de Itirapuã é responsável pela produção de quatro cachaças Santo Grau. A Clássica Santo Grau Itirapuã, a envelhecida Santo Grau Reserva Itirapuã e, da linha de Cachaças Raras, as envelhecidas especiais Santo Grau Solera Cinco Botas e Santo Grau Solera Pedro Ximenes.

Cachaça de Origem
A Santo Grau tem em suas raízes o sabor brasileiro. Elaborada com ingredientes e métodos típicos da região de cada um de seus engenhos e com o cuidado que somente o método artesanal permite, a Santo Grau é a legítima cachaça de origem. Carrega em seus rótulos o selo DOCG: Garantia de Alambicagem Controlada em Pequenos Engenhos.

Isso significa que a cachaça é produzida de acordo com tradições locais, sejam elas naturais, históricas ou humanas. É a garantia de que a bebida que é servida no seu copo é a tradicional e única de cada engenho produtor da Santo Grau.

Produzidas a partir de matéria-prima controlada, com a sabedoria e os segredos passados de geração a geração das três famílias responsáveis pelos diferentes engenhos, cada cachaça apresenta características próprias de sua região. A colheita da cana-de-açúcar é feita manualmente, sem queimadas ou uso de produtos químicos nos canaviais. A cana não tem contato com o solo para evitar a contaminação, sendo moída até 24 horas depois do corte, em moendas que utilizam a força de rodas d’água. A fermentação é natural e realizada lenta e gradualmente, de modo a atingir os melhores resultados. Depois de fermentado, o caldo passa para alambiques de cobre de pequena capacidade para o processo de destilação. Apenas o coração da cachaça – parte mais nobre da destilação da cana – é utilizado.

O extremo rigor em todas as etapas do processo de produção, desde o cultivo e o corte da cana-de-açúcar, passando pela moagem e fermentação lenta e natural, até o descanso da bebida, resulta em cachaças de excepcional qualidade, saborosas e com grande riqueza aromática. 

Produtos

 

LINHA CLÁSSICA

Cachaça Santo Grau Coronel Xavier Chaves

Resultado de um terroir privilegiado, essa cachaça não passa por madeira, mas descansa durante seis meses em tanques de pedra parafinados e subterrâneos, construídos há 250 anos e tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional.

40% graduação alcoólica

Cachaça Santo Grau Paraty

A Santo Grau Paraty é uma cachaça clássica da tradicional região fluminense. Com aromas e sabores que carregam as características peculiares da região praiana, é uma cachaça branca, produzida da mesma forma há cinco gerações.

43% graduação alcoólica

Cachaça Santo Grau Itirapuã

A Santo Grau Itirapuã é uma cachaça clássica tradicional do interior paulista. Com aroma suave tem sabor aveludado, macio e amplo na boca. A cana é moída pela força da roda da água, movimentada por um riacho que, durante anos, fazia todo o engenho funcionar.

41% graduação alcoólica

LINHA RESERVA

Cachaça Santo Grau Reserva Itirapuã

A Santo Grau Reserva Itirapuã é uma cachaça tradicional do interior paulista. Um blend de carvalho francês e “sherry oak casks” que envelheceram vinhos de Jerez, na Espanha.

41% graduação alcoólica

Cachaça Santo Grau Reserva Paraty

A Santo Grau Reserva Paraty é uma cachaça envelhecida em barricas de carvalho francês especialmente selecionadas pela família produtora. As barricas têm capacidade máxima de 240 litros.

41% graduação alcoólica

LINHA RARA

Cachaça Santo Grau Solera Cinco Botas

Da linha Cachaças Raras de Engenho, a Santo Grau Solera Cinco Botas é uma cachaça de alambique envelhecida por meio do tradicional sistema único de Solera. Envelhecida nos barris (ou “botas”, em espanhol) que por anos armazenaram o tradicional vinho de Jerez Oloroso, da bicentenária empresa espanhola Osborne.

42% graduação alcoólica

Cachaça Santo Grau Solera Pedro Ximenes

Da linha Cachaças Raras de Engenho, a Santo Grau Solera Pedro Ximenes é uma cachaça de alambique envelhecida por meio do tradicional sistema único de Solera. Com o envelhecimento feito nos mesmos barris utilizados na produção do mais antigo vinho de Jerez, o Pedro Ximenes da bicentenária empresa espanhola Osborne, o resultado é de uma bebida naturalmente adoçada, ou seja, sem adição de açúcar, pela essência do vinho e características da uva.

39% graduação alcoólica

Saiba Mais >>

Contatos

 

Escritório: 11 3875 1223
SAC 0800 558 018
santograu@natique.com.br

https://santograu.com.br

Localização

 

Coronel Xavier Chaves – Minas Gerais

R. João XXIII, 443, Cel. Xavier Chaves - MG, 36330-000

Paraty – Rio De Janeiro

Estrada BR 101, KM 582, Cabral, Paraty/RJ CEP23.970-000
Fazenda Cabral, 2° Distrito - Paraty/RJ

Itirapuã – São Paulo

Estrada Itirapuã à São Tomás de Aquino km08, entra a direita, mais 4km de terra Zona Rural, Itirapuã - SP, 14420-000

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Vídeos

  • Facebook ícone social
  • Instagram
A quem Dedicamos

Dedicamos esse projeto a todos os apreciadores da cachaça e parceiros.

  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • Instagram
18.jpg
Entre em Contato

cachaceiroraizbr@gmail.com

Rio de Janeiro-RJ

BR-Brasil

bot-consumo.png

© 2020 Por Cachaceiro Raiz.

Desenvolvido por Renato Dib

Conteúdo proibido para menores de 18 anos.

bottom of page