CACHAÇA BARRA GRANDE - ITIRAPUÃ/SP
Mais
História
Há 4 gerações a produção artesanal da Cachaça Barra Grande é feita sem pressa e com todo carinho. Como em 1860 a água que vem do canal, move a roda, desperta as engrenagens da moenda, O caldo escorre pelas canaletas para as dornas de fermentação e no descanso da garapa começa o silencioso processo de fermentação. Após 24h o destino é alambique original de cobre onde é feita a destilação e é separado apenas o coração da cachaça, que depois é envelhecido em toneis de madeira (jequitibá e carvalho). Pronta ela é envasada e segue para as prateleiras das melhores casas do ramo. O engenho é o único do Estado de São Paulo que ainda funciona movido à roda d'água. Todo o processo de fabricação, envelhecimento e engarrafamento tem aprovação do Mistério da Agricultura.
Produtos
Barra Grande Branca
A Barra Grande Branca descansa em tonéis de jequitibá, uma madeira neutra que contribui para o envelhecimento natural da bebida, dá mais sabor e corpo para a cachaça. Perfeita para ser consumida pura ou em coquetéis.
Barra Grande Ouro
Envelhecida em tonéis de carvalho, a Barra Grande Ouro se destaca pelo brilho e intensidade da coloração amarela, pelo odor marcante, característico da madeira e pela suavidade seduz o paladar. Ideal para ser consumida pura.
Barra Grande Retrô
Envasada em garrafa âmbar de 600ml, assim como antigamente, essa versão é um "blend" da cachaça que descansa em tonéis de Jequitibá, com a cachaça que envelhece no Carvalho. Uma autêntica Cachaça, com um leve toque de madeira.
Santo Grau Itirapuã
A Santo Grau Itirapuã Clássica é fabricada no Engenho da Barra Grande, é a representante Paulista da marca e é armazenada em tonéis de Jequitibá. Uma cachaça de aroma suavemente amadeirado, sabor aveludado e macio. Deliciosa pura ou em coquetéis
Santo Grau Solera PX e Santo Grau Cinco Botas
Em 2015, o Engenho Barra Grande, em parceria com a Santo Grau, lançou um projeto inovador: trouxe da Espanha tonéis de carvalho que foram utilizados na maturação de vinhos de Jerez para o envelhecimento das cachaças utilizando o método Solera, que com isso ganhariam uma riqueza de aromas e sabores “herdados” dos vinhos que haviam sido os “inquilinos” anteriores daquelas barricas. Após retirar o vinho, a sua “borra” seca e se cristaliza dentro dos tonéis.
Assim nasceram a Santo Grau Solera PX (com notas aromáticas que remetem ao vinho Pedro Ximenez, originado de uma variedade de uva com o mesmo nome, extremamente doce e fortificado) e a Santo Grau Cinco Botas (com toques de Jerez oloroso, um vinho seco originado de uvas Palomino).
Essas duas bebidas e a Santo Grau Itirapuã colocaram as cachaças do Engenho Barra Grande entre as 50 melhores cachaças do Brasil, segundo o ranking da Cúpula da Cachaça, que é divulgado a cada dois anos pelo jornal “O Estado de São Paulo”. O Engenho Barra Grande é o único do Brasil que envelhece cachaça nos famosos sherry oak casks, tonéis que são usados no envelhecimento dos melhores whiskys do mundo.
Hoje, a Santo Grau é referência Nacional em cachaça de qualidade e está presente em todas as grandes redes varejistas, nos principais bares e restaurantes do país e a partir de agora também vai viajar pelo mundo, depois da parceria com os espanhóis da Osborne( uma gigante do setor de bebidas).
Em 2019, foi lançada a Santo Grau Reserva Velha Guarda Itirapuã, uma Cachaça que é um blend do Carvalho Frânces com ex – Jerez Oloroso e também a Santo Grau Pirajá, que é uma Cachaça armazenada em Jequitibá e feita exclusivamente para a rede de bares Pirajá de São Paulo.
Prêmios
Santo Grau PX
IV Ranking da Cúpula da Cachaça 2020/2021, 30º lugar na categoria armazenada/envelhecida.
III Ranking da Cúpula da Cachaça 2018/2019, 24º lugar na categoria Ouro.
II Ranking da Cúpula da Cachaça 2016/2017, 30º lugar das 50 melhores.
Santo Grau Cinco Botas
III Ranking da Cúpula da Cachaça 2018/2019, 33º lugar na categoria Ouro.
Santo Grau Itirapuã
III Ranking da Cúpula da Cachaça 2018/2019, 34º lugar na categoria Ouro.
Contatos
Localização
Escritório
Rua Peru, 1981, Ribeirão Preto -SP