top of page

CACHAÇA COLOMBINA - ALVINÓPOLIS/MG

História

A Cachaça Colombina tem origem em Santa Bárbara/MG na década de 1920. Com a evolução do mercado e o crescimento da marca, cachaças de outros alambiques iam sendo adquiridas na região. Por estar próxima da ferrovia Vitória-Minas, a cachaça era transportada até Belo Horizonte onde era estandardizada e blendada com cachaças de vários produtores e distribuída para todo o Brasil até o final da década de 1950.

A Fazenda do Canjica, em Alvinópolis/MG, com alambiques datados de 1890, era uma das principais fornecedoras da Colombina. Em 1980 Raul Megre adquire a marca Colombina e reabre o antigo alambique da Fazenda do Canjica, com seus centenários paróis de jatobá. Atualmente a produção e comercialização da Cachaça estão a cargo de Luciano Souto.

Cachaça genuinamente mineira, a Colombina é hoje produzida exclusivamente na Fazenda do Canjica, que faz parte do circuito da Estrada Real, descrito por este instituto como “um dos principais remanescentes do período de colonização das Minas Gerais”.

Estrada Real

A Estrada Real é um conjunto de vias e caminhos criados pela Coroa Portuguesa durante o período do Brasil Colônia, principalmente no século XVII, cujo objetivo era o acesso a metais preciosos como ouro e diamantes do interior de Minas Gerais e o transporte para a metrópole portuguesa.


O percurso, exclusivo e de natureza oficial, conta com aproximadamente 1.500 km e atravessa partes do estado de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, capital do país no período. Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas o trajeto original foi alterado a partir do século XVI para que o escoamento fosse mais facilmente controlado pela Coroa, evitando desvios e o não pagamento de tributos. O “caminho novo” passou a ligar Villa Rica ao porto do Rio de Janeiro enquanto que a rota de Paraty passou a ser conhecida como o “caminho velho”. Com a descoberta das pedras preciosas em Arraial do Tejuco (atual Diamantina), a estrada se estendeu até a região, deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real. Tal via ganhou o nome popular de “Rota dos Diamantes”.

 

Havia ainda outros trajetos como o Caminho da Bahia, estrada que não estava diretamente ligada ao escoamento de metais preciosos, mas que foi de fundamental importância no transporte de carne bovina, escravos e outros produtos.

Produção

 

Feita artesanalmente em pequenas e cuidadosas safras desde 1920, a Cachaça Colombina é envelhecida em seculares paróis de jatobá mantendo o puro sabor da cana e uma sutil coloração natural da madeira. São mais de 100 anos mantendo a tradição e produzindo a mesma cachaça de qualidade em alambique de cobre.

Envelhecida em Parol de Jatobá

Parol é o nome dado a grandes recipientes de madeira utilizados nos engenhos de açúcar e aguardente. Feito totalmente de madeira, este reservatório tem a característica peculiar de não receber pregos, parafusos, cintas de aço ou qualquer outro artifício metálico para garantir a sua “estanqueidade”. Ou seja, o que garante que não haverá vazamentos é a sua forma de construção, utilizando apenas juntas secas, com réguas de madeira talhadas à perfeição por mestres artesãos.

Produtos

 

Cachaça Colombina Cristal

Cachaçaria Original de Alambique, aqui em sua versão Colombina Cristal, descansada por um período mínimo de 6 meses no inox. Ao longo dos anos a Fazenda do Canjica vem mantendo a tradição na produção cuidadosa, criteriosa e artesanal, que proporcionam qualidades sensoriais de elevado padrão.

Cachaça Colombina 3 anos

Cachaça genuinamente mineira, produzida de modo tradicional em pequenas e cuidadosas safras, desde 1920.

Envelhecida em seculares paróis de jatobá, mantém o puro sabor da cana e uma sutil coloração natural da madeira.

Cachaça Colombina 10 anos

É uma cachaça com baixíssima acidez, com paladar extremamente aveludado e equilíbrio raro.

Envelhecida em paróis de jatobá, é uma bebida de altíssima qualidade e com características únicas.

Complexa no paladar permite um conjunto de sensações extensas do amargo ao doce, passando por frutas vermelhas, ameixa e finalizando com baunilha e um retrogosto moderado, suave e equilibrado.

Cachaça Colombina Coleção Chita

A Coleção Chita é uma série especial de 3.000 garrafas, numeradas e personalizadas com o tecido chita. Tem na experiência tátil das chitas um composto sensorial que agrada, trazendo a percepção de uma bebida diferenciada e exclusiva.

A Chita tem muita personalidade, com a alegria das flores, a intensidade das cores e dos seus desenhos, que simbolizam a diversidade e riqueza da cultura brasileira.

É uma cachaça com tons amadeirados, bem encaixados no teor alcoólico de 40%.

Mais informações.

Prêmios

 

Com prêmios que remontam à sua entrada no mercado, como o Primeiro lugar na Exposição do Centenário em 1922, no Rio de Janeiro, a Colombina vem colhendo reconhecimento ao longo do tempo.

 

Mais recentemente, em 2005, a Colombina 10 anos logrou o primeiro lugar entre as Cachaças Envelhecidas, com a melhor pontuação geral entre 140 rótulos, no Concurso de Cachaças do Hotel Sofitel Copacabana, também no Rio de Janeiro.

 

Em 2010, a Colombina 10 Anos figurou entre as 10 Melhores Cachaças na Expocachaça no Mercadão de São Paulo.

 

Recentemente a Colombina 10 anos também se destacou entre as 50 melhores Cachaças do Brasil, pelo Ranking da Cúpula da

Cachaça 2018/2019, onde mais de 1000 cachaças se apresentaram na etapa de reconhecimento pela internet, passando ainda por duas etapas de degustação, onde as 250 mais votadas foram degustadas, e as 50 melhores ranqueadas.

 

Na Expocachaça 2018, logo na semana do seu lançamento, a Colombina Cristal foi condecorada com Medalha de Prata.
Ainda em 2018, a revista Go Where Gastronomia colocou a Colombina Cristal em segundo lugar dentre as novidades do mercado de cachaça.

A Cachaça Colombina Cristal foi premiada com o 2º lugar no concurso Teste da Cachaça realizada pela revista Go’Where Gastronomia. O evento foi realizado em São Paulo onde foi reunido um time de experts para uma degustação às cegas de caninhas premium das mais diferentes procedências do Brasil. Foram degustados trinta rótulos, 25 deles com passagem pelas mais diferentes madeiras, e mais cinco cachaças “brancas”, ou prata.

FICOU ENTRE AS 50 FINALISTAS DO RANKING DA CÚPULA DA CACHAÇA 2019, COM A COLOMBINA CRISTAL E COLOMBINA 10 ANOS.

Mais informações.

Contatos

Localização

 

Razão social: RXM Agropecuária Indústria e Comercio Ltda.
Endereço: Fazenda do Canjica – Alvinópolis – MG – CEP 35950-000

  • Facebook
  • Instagram

VÍDEOS

  • Facebook ícone social
  • Instagram
A quem Dedicamos

Dedicamos esse projeto a todos os apreciadores da cachaça e parceiros.

  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • Instagram
18.jpg
Entre em Contato

cachaceiroraizbr@gmail.com

Rio de Janeiro-RJ

BR-Brasil

bot-consumo.png

© 2020 Por Cachaceiro Raiz.

Desenvolvido por Renato Dib

Conteúdo proibido para menores de 18 anos.

bottom of page