top of page
Iniciativas Pró Cachaça

Conheça algumas das principais iniciativas em prol da valorização da cachaça, assim como o @cachaceiroraiz.

cupuladacachaca_final_site.png

A Cúpula da Cachaça, antes de ser um grupo, foi um encontro marcado. Um grupo de amigos, especialistas em cachaça que se encontravam em eventos Brasil afora, planejaram, em 2012, uma reunião em que pudessem debater, com a devida calma, os diversos temas pertinentes à bebida nacional brasileira.

Não são poucos os aspectos envolvidos com a história, produção e comercialização da cachaça que suscitam controvérsias e equívocos. E cada um daquele grupo sabia que a cada aprofundamento no conhecimento da cachaça, novos universos vão surgindo. Queríamos trocar conhecimento!

Milton Lima, proprietário da Pousada e Cachaçaria Macaúva liderou a mobilização para reunir a turma na sua casa, que, no período imaginado para o encontro (25 de janeiro de 2013), estaria completando um ano.

No dia marcado, estávamos os primeiros “cúpulos” em torno da mesa do Macaúva. Em três dias de muita conversa, brindes, planos e uma troca de experiência espetacular, vimos que ali nascia um grupo que tinha tudo para se tornar permanente e encabeçar iniciativas ousadas que poderiam colaborar muito com o setor de cachaças. Assim, a “Cúpula” – o nome algo irônico que demos ao encontro – instituiu-se, quase por acaso, em fermentação e destilação lenta e de efeitos surpreendentes, como as melhores cachaças.

Ainda em 2013, surgiu a “Cachaça em Revista”, a publicação oficial da Cúpula, inicialmente para relatar as discussões que tivemos em nosso primeiro encontro. Mas ela cresceu e, em 2015, a terceira edição da publicação, por enquanto, anual, foi lançada.

Cachaça_em_Revista.png
Ranking.png

http://www.cupuladacachaca.com.br/cachaca-em-revista

Depois, surgiu a ideia do “Ranking Cúpula da Cachaça”, uma iniciativa que demandou esforços hercúleos ao longo de todo o segundo semestre de 2013, mas que desaguou, em janeiro de 2014 – quando o resultado foi divulgado, inclusive com chamada na primeira página do jornal Estado de S. Paulo – no momento em que a cachaça teve mais visibilidade nos meios de comunicação em todos os tempos.

O certame teve a cobertura de mais de 200 veículos no Brasil e no exterior, incluindo Rede Globo, G1, R7, O Dia, O Tempo, Estado de Minas, Tribuna do Norte, A Gazeta etc…

Nosso trabalho foi reconhecido com um convite para integrarmos a Câmera Setorial da Cachaça, do Ministério da Agricultura, na qual buscamos apoiar as causas dos produtores e dos consumidores – e é isso que fazemos na nossa “Cachaça em Revista” e em todos os eventos, reportagens e programas de TV e rádio de que participam os 12 integrantes da Cúpula da Cachaça.

Seguimos traçando novas metas para o futuro. Só descansaremos quando a cachaça cumprir seu destino: conquistar os paladares de todo o mundo, colocando nossos produtores no patamar que eles merecem.

Fonte: http://cupuladacachaca.com.br

O Mapa da Cachaça é bem especial, particularmente pra mim, pois foi uma das primeiras iniciativas que quando eu conheci, me incentivaram a entrar no universo da cachaça e me apaixonar a cada artigo, postagem e a cada vídeo.

O Mapa da Cachaça é um multipremiado projeto com o objetivo de compartilhar informação sobre o incrível universo do destilado brasileiro, a cachaça.

Temos algo a confessar: O Mapa da Cachaça não é um projeto apenas sobre cachaça. Nos perdoe a pretensão, mas temos aqui o desejo de falar sobre Brasil. Nós queremos falar da pinga, da bendita, da água-que-passarinho-não-bebe, mas também do Ciclo do Açúcar, do Ciclo do Ouro e do Café e de toda riqueza histórica dessa aguardente de cana produzida por aqui desde 1532.

 

Queremos aprender sobre nossa cultura, gastronomia, economia, artes. Queremos falar da cachaça armazenada em madeiras nativas como a amburana, o ariribá e o jequitibá, sem negar as influências externas que nos fazem envelhecer a caninha em carvalho europeu e americano. Afinal, ser brasileiro é fazer parte desta mistura toda.

 

O Mapa da Cachaça é um projeto de brasileiros feito para brasileiros – sem precisar do aval externo ou de leis de mercado para mostrar pra gente o que é bom. Temos história, cultura, tecnologia, diversidade e criatividade. Queremos mostrar um pouquinho disso tudo para vocês e quem sabe… pro mundo todo. Cachaça e Brasil têm história e são bons pra caramba!

 

O Mapa da Cachaça é um movimento de emancipação de um Brasil que cansou de ser colônia – e que vai aprendendo a ser grande aos pouquinhos – afinal, somos ainda uma nação jovem, mas já com muita coisa boa para mostrar – não vamos deixar que nos provem o contrário.

Bem-vindos ao “País da Cachaça”!

Criadores:

O Mapa da Cachaça foi criado em 2009 por Eduardo Martins, Felipe Jannuzzi, Gabriela Barreto. Contando com o apoio de muitos parceiros, formam um grupo de produtores culturais e especialistas em cachaça com a vontade de mostrar a riqueza do destilado nacional para todo o mundo.

Durante os últimos anos, viajam pelo Brasil revelando as histórias e os sabores da bebida – e dessa forma contribuem para a criação de uma referência não apenas sobre cachaça, mas também sobre o Brasil. Todas as descobertas do grupo são compartilhadas principalmente no site do Mapa da Cachaça.

Conquistas:

–  Reconhecido pela Secretaria de Cultura Digital do Ministério da Cultura (MinC) como o melhor projeto de mapeamento cultural do Brasil (2012).

– Vencedor do edital “Cultura 2014” do MinC e Embratur para representar a gastronomia brasileira durante a Copa do Mundo por meio de livros, vídeos e eventos (2014).

–  Os integrantes do grupo foram os primeiros brasileiros a falar sobre cachaça em importantes eventos internacionais como o Rhum Day, em Milão, o Tales of the Cocktail, em Nova Orleans, o Bar Convent Berlin e o London Cocktail Week (2015-2017).

 

–  Premiado no The Gourmand World Cookbook Award, uma competição gratuita e aberta para livros sobre gastronomia publicados em diversos idiomas e países. Fundada em 1995 por Edouard Cointreau, presidente da Paris Cookbook Fair, o prêmio celebra todos os anos as publicações que se destacam em suas categorias. Em 2015, o Mapa da Cachaça foi destaque em três categorias com a publicação Cachaça e Gastronomia, lançada durante a Copa do Mundo em parceria com o Ministério da Cultura: Melhor livro do Ano, Spirits (Destilados) e Harmonização com Comida (2016).

 

– Palestrantes no TEDx Campinas com a apresentação “A cachaça é nossa. E o que ela diz sobre nós” para mais de 800 pessoas (2018).

 

– Lançamento de versão em inglês do site Mapa da Cachaça se tornando a primeira fonte dedicada ao tema em idioma diferente do português (2019).

Fonte: https://www.mapadacachaca.com.br

Mapa_da_cachaça.png

O site Devotos da cachaça é uma realização da Carbonários! Comunicação e Produções.
A origem do site foi o blog Devotos da Cachaça, o primeiro espaço dedicado à bebida nacional brasileira em grandes jornais do país, hospedado por três anos no portal do jornal O DIA.

Em agosto de 2016, o blog foi transformado em site, com atualização permanente e muito mais conteúdo agregado.

Nossa missão é levar conteúdo de qualidade aos apreciadores de cachaça e conquistar novos adeptos para a paixão pelo destilado nacional brasileiro.

Editor: Dirley Fernandes devotos@devotosdacachaça.com.br

Editor assistente: Vinicius Palermo 

Webdesigner:  Guto Dias

Colunista: Manoel Agostinho Lima Novo

Comercial: Anna Maria Silva comercial@devotosdacachaça.com.br

Editor de Vídeo: Georges Racz

Devotos.jpg
  • Facebook ícone social
  • Instagram
A quem Dedicamos

Dedicamos esse projeto a todos os apreciadores da cachaça e parceiros.

  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • Instagram
18.jpg
Entre em Contato

cachaceiroraizbr@gmail.com

Rio de Janeiro-RJ

BR-Brasil

bot-consumo.png

© 2020 Por Cachaceiro Raiz.

Desenvolvido por Renato Dib

Conteúdo proibido para menores de 18 anos.

bottom of page